terça-feira, 10 de maio de 2011

Leishimaniose Viceral Humana

Em Sousa está existindo alguns casos de Leishimaniose Viceral Humana, para evitar novos casos, a Secretária de Saúde formou uma equipe intersetorial com representantes  da Sec de Educação, da Sec Agricultura e meio ambiente, da Sec Ação Social, da Sec Infra-estrutura e apoiadoras da 10ª Regional de Saúde para montar estratégias que possam de forma efetiva acabar com esse problema. A proposta inicial será a realização de oficinas com os profissionais da ESF e capacitação de professores para trabalhar com seus alunos essa temática, a proposta é forma multiplicadores. Cada Sec estará responsável por ações que minimizará os prejuízos causados por esta doença. Para tal todos devem ter em mente as informações abaixo:
O QUE É LEISHMANIOSE  VISCERAL (Calazar)É uma doença grave que acomete pessoas e alguns animais. A doença, que era mais freqüente na área rural, vem aumentando nos centros urbanos.


COMO É TRANSMITIDA
É transmitida pela picada do mosquito comumente conhecido como mosquito palha, cangalhinha entre outros nomes,  muito pequeno que se reproduz no solo úmido contendo folhas, restos de frutas, fezes de animais etc. A fêmea se alimenta de sangue dos animais e do homem.


O mosquito costuma picar à tardinha ou à noite e vive em frestas ou  buracos perto de galinheiros, chiqueiros, canis, lixeiro, matas e amontoados de folhas. Se  picar um  cachorro contaminado e depois  uma pessoa, essa pessoa pode ficar doente.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS  NO HOMEM
- Febre durante muitos dias
- Perda de apetite
- Emagrecimento
- Palidez
- Tosse seca
- Fraqueza
- Com o passar do tempo o doente apresenta aumento do fígado e do baço (barriga inchada)


QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS NO CÃO- Emagrecimento
- Queda de pêlo no corpo e em torno dos olhos
- Crescimento exagerado das unhas
- Feridas comuns na pele, focinho, orelhas, cauda e patas etc.
 
informações retiradas do site da Sec Estadual de Saúde Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário